Mulheres

No Audiovisual


Durante toda a sua história, a Avon tem pautado suas ações de investimento sociocultural em projetos que potencializam o empoderamento feminino, para acelerar o processo de igualdade de gênero. Foi pensando nisso que criamos o F.A.M.A.

O que é o F.A.M.A.?

F.A.M.A. é o Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual. Ele nasceu com o objetivo de valorizar as profissionais dessa área.

F.A.M.A 2018

O edital, que teve sua chamada pública iniciada em novembro de 2017 e encerrada em fevereiro de 2018, mobilizou mais de 470 projetos de 15 estados brasileiros. Do total de inscrições, 52% são projetos de documentário e 48% de ficção. Dentre os inscritos, chama a atenção a ausência de projetos de animação. A diversidade racial também foi mensurada: 69% das inscrições são de mulheres brancas, 12% são de mulheres pardas e negras e 19% não preencheram ou deram outras respostas.

Conheça as
Vencedoras de 2018


O anúncio foi feito no dia 11/07, durante a cerimônia de encerramento do FIM (Festival Internacional de Mulheres no Cinema), em São Paulo.

ESPAÇO DAS MULHERES
NO AUDIOVISUAL HOJE

Segundo dados do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa), em levantamento sobre Raça e Gênero no Cinema Brasileiro entre os anos de 1970 e 2016, a participação na Direção é extremamente baixa: somente 2% dos filmes foram dirigidos por mulheres. E estudo realizado pela Ancine com obras lançadas em 2016 mostra um crescimento ainda tímido: somente 17% de diretoras entre as 2.583 obras registradas.

Filmes e Diretoras Diretoras e Filmes

Já Apoiados


Três filmes já estão sendo produzidos com o patrocínio da Avon. Eles estão previstos para estrear entre 2018 e 2019.