Democratização da Beleza

Pioneirismo

Empoderamento

  • “Little Dot Perfumes”
  • Prêmio Avon de Maquiagem
  • Ativismo
  • Beleza inclusiva: produtos para todas as pessoas
  • Avon Faz História Na Propaganda
  • Conheça quem faz parte dessa história

O primeiro produto vendido pela California Perfume Company foi “Little Dot Perfumes”, em 1886. Foi desenvolvido em cinco fragrâncias de notas únicas: Lírio do Vale, Violeta, Heliotrópio, Rosa Branca e Jacinto.

Em 1905, uma nova fragrância foi incorporada ao catálogo: a MUSK, que se tornou ícone da companhia ao longo de décadas. Nos anos 1980, ficou conhecida como Soft Musk e tornou-se um dos aromas mais populares do Brasil e referência para outras marcas.



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Little Dot Perfumes Um dos primeiros kits, com frascos de perfumes de essências florais: Lírio do Vale, Violeta, Heliotrópio, Rosa Branca e Jacinto (1886).
Little Dot Perfumes Frasco do extrato utilizado no perfume Musk (almíscar), de 1905
Crystal Soft Musk

O setor de maquiagem movimenta corações e rostos e está presente na vida das mulheres cotidianamente, mas também nas artes e no entretenimento, nos grandes eventos da moda, nos comerciais de TV, nas produções cinematográficas, num grande universo. O Prêmio Avon de Maquiagem, a primeira e única premiação dedicada exclusivamente a maquiadores profissionais no Brasil, atua como uma plataforma de experimentação e inovação, além de contribuir ainda mais para a popularização da beleza, ao inspirar – com os projetos incríveis dos profissionais que dele participam – centenas de jovens nas técnicas de maquiagem que são diariamente propagadas nas redes sociais.

O Prêmio Avon de Maquiagem foi lançado em 1995 e ficou conhecido como o "Oscar da Maquiagem". Ao longo de sua história, já reconheceu mais de 120 maquiadores profissionais desde sua primeira edição. Em sua última edição, em 2019, passou a incluir mais duas categorias de premiação: Representantes da Beleza Avon e Influenciadores. A 25ª edição do prêmio, que aconteceria em 2020, foi adiada por causa da pandemia da Covid-19.

Prêmio Avon de Maquiagem

O conceito de ativismo social, como o conhecemos hoje, foi utilizado como um termo para a defesa de direitos em 1906, quando a imprensa belga buscou que fossem reconhecidas oficialmente duas línguas oficiais no país, o neerlandês (ao norte) e o francês (ao sul).

De lá para cá muita coisa aconteceu no mundo, e a Declaração Universal do Direitos Humanos, protocolada no pós-guerra, em 1948, arrefeceu ainda mais a ideia da luta pelos direitos e, consequentemente, a ação dedicada de ativistas para que esses direitos fossem sempre respeitados. É incrível pensar que a Avon, desde sua fundação, contribuiu para esse ativismo ao dar oportunidade às mulheres muito antes de elas poderem votar, além de caminhar lado a lado com inúmeros movimentos, em todo o mundo, ao longo da história dos séculos XX e XXI.

A verdade é que o ativismo de diversas correntes sociais esteve sempre como pano de fundo da história da empresa, que se transformou junto com as pessoas. Hoje, passados tantos anos,e em um momento tão fecundo da história da humanidade, a empresa se entende ativista e busca criar condições para que essa visão dos direitos seja exercida com responsabilidade, tanto em suas operações, como também na rede em que atua.

A Avon Brasil, referência em equidade de gênero no mercado, tem ampliado suas ações pela Diversidade & Inclusão e tem a missão de ser tão diversa quanto o Brasil. Nos últimos anos, a marca tem realizado ações mais contundentes para atingir esse grande objetivo.

Há cinco anos, a Avon Brasil dedicou-se com mais empenho à sua jornada em prol da equidade racial. Em 2016, iniciou seu programa de Diversidade &npbsp; Inclusão, chamado de Rede Pela Diversidade – grupo de colaboradores responsável pelo acolhimento e a inclusão de grupos minoritários dentro da empresa divididos em quatro células : de gênero, étnico-racial, LGBTQIA e PCD – e desde então amplia suas ações nesse sentido.

Em 2019, a Avon patrocinou pela primeira vez a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, considerada uma das maiores manifestações sociais pela luta de direitos humanos do mundo.

Em novembro de 2020, a Avon publicou seu Compromisso Antirracista – www.avon.com.br/compromissoantirracistaavon –, com ações colocadas em prática desde sua divulgação. No mesmo ano, a marca realizou em todo o Brasil uma pesquisa com mulheres negras sobre a realidade da mulher negra que usa produtos de beleza.

Esses dados se transformaram em um livro chamado Black Paper, que se tornou um guia de referência para o mercado, com relatos sobre as dificuldades e tentativas das mulheres negras para encontrar a maquiagem certa para seus tons e subtons de pele, além de reunir dados que evidenciam que atender à população negra no Brasil não é nem de longe um nicho a ser explorado, pois se trata do maior e mais importante mercado no país.

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Crystal Soft Musk

Ajudamos a pavimentar o caminho para a beleza como você a conhece hoje. Uma beleza inclusiva! Por isso, a Avon está disponível para todas as pessoas, apoiando a autoexpressão, desafiando os estereótipos e fornecendo produtos de qualidade e melhor custo-benefício.

Em novembro de 2020, a Avon lançou a campanha #EssaÉMinhaCor com o objetivo de criar conexões, abrir espaços, reconhecer e celebrar a beleza negra. Junto com a campanha, estrelada por Ana Paula Xongani, Cris Vianna, Daniele Da Mata, Magá Moura e Larissa Luz, foram lançados 53 produtos feitos para todos os tons e subtons de todas as peles negras brasileiras, numa ampla paleta de cores em pós, bases, corretivos, blushs e iluminadores.

Ativismo
Ativismo
Ativismo Quebramos a lógica das fórmulas padronizadas de proporções e pigmentos e criamos cores que representam peles reais e diversas da mulher brasileira.

A evolução da Avon se mistura com a vida das pessoas. No mundo, essa trajetória tem 135 anos e, no Brasil, isso já acontece há 63 anos, tanto que a marca faz parte da história da propaganda brasileira. Quem não se lembra, ou no mínimo já deve ter ouvido falar, da campanha "Avon Chama“? Foi marcante e tornou-se até uma expressão popular – um tipo de meme na época. Depois vieram vários outros produtos, temas e personagens que disseminaram produtos de beleza sempre mais inclusivos, voltados para a mulher brasileira.

São muitas campanhas marcantes, como a "Beleza que faz sentido", ou #SintaNaPele (primeira campanha totalmente digital num encontro histórico de ícones da luta LGBTQIA ), ou #VeioPraFicar (com a jogadora Marta). Houve também #EssaÉMinhaCor (com uma linha inédita de produtos para tons e subtons de todas as peles negras brasileiras) e, mais recentemente, #AvonTáOn (no maior reality show brasileiro) e #OlhaDeNovo, que marca um novo momento da Avon no Brasil, celebrando e valorizando a força e a autoestima das mulheres ao conectar suas jornadas com a história de transformação da Avon. E houve até documentários, como Repense o elogio, e a websérie Eu sou bonita.?

Juliette Freire

Embaixadora da Maquiagem da Avon

Marta Vieira da Silva

Jogadora de Futebol Profissional
Embaixadora Avon

Juliana Barros

Diretora Executiva de Marketing
25 anos de Avon

Empreendedorismo e Empoderamento Feminino

Democratização

Pioneirismo

  • Premio Mrs. Albee
  • Uma empresa para mulheres
  • Representantes e Empresárias da Beleza
  • Instituto Avon
  • Modelo de negócios que transforma vidas
  • Conheça quem faz parte dessa história

Mrs. Albee, a primeira Representante da Beleza Avon, inspira outras mulheres até hoje. As histórias de suas façanhas comerciais povoaram o imaginário de muitas gerações e fizeram da pequena senhora uma fonte de inspiração. Em 1969, como forma de valorizar esse legado, a Avon instituiu a premiação Miss Albee, voltada para representantes com grande destaque em suas vendas e que de certa forma reproduziam em sua atuação o estilo, a habilidade e o desafio a convenções da primeira representante da Avon, Persis Foster Eames Albee.

As cobiçadas estatuetas de porcelana eram uma forma altamente prestigiosa de reconhecimento, tornando-se uma peça de valor incalculável, que reverenciava o trabalho incansável das mulheres.



Mrs. Albee
Mrs. Albee
Prêmio Mrs. Albee, 1979

Podemos dizer que as mulheres são o começo, o meio e a continuidade de toda a cadeia de valor da Avon. Como a primeira empresa do mundo voltada para as mulheres, elas estão na base da criação, da venda e do consumo. São elas as grandes responsáveis pelo sucesso do modelo de negócio por meio da venda direta por relacionamento.

Na Avon Brasil, as mulheres são maioria na alta liderança, na força de vendas e no quadro de colaboradores. Isso não significa que vencemos todas as barreiras que geram a desigualdade entre homens e mulheres, especialmente para as mulheres negras. Há ainda muito trabalho a ser feito, e a Avon, consciente desses desafios e reconhecendo o tamanho da transformação que pode e deve promover, tem atuado para desconstruir os estereótipos de gênero e fortalecer a luta pelos direitos da mulher em todos os setores da sociedade.

Em 2020, a Avon Brasil, alinhada com o Compromisso pela Vida 2030 do grupo Natura &npbsp;Co, que, dentre seus pilares, visa a defesa dos direitos humanos e a garantia de igualdade e inclusão em toda a sua rede nos próximos dez anos, criou seu Compromisso Antirracista. Esse compromisso – https://www.avon.com.br/compromissoantirracistaavon – tem metas como a contratação de 50% de pessoas negras e 30% de mulheres negras na liderança até 2030.

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Operadora-colaboradores-personagens Selo de reconhecimento do Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, recebido pela Avon em 2020.
Operadora-colaboradores-personagens Colaboradora durante treinamento na empilhadeira, na área de suprimentos da Avon.

Ser Representante da Beleza Avon significa transformar, sempre para melhor, a vida das mulheres através do empoderamento feminino e da democratização do acesso à inovação em produtos e serviços de beleza.

Ao escolher representar a Avon, você se conecta a uma marca líder em vendas e variedade de produtos, que proporciona alta lucratividade e forte papel social.

As Representantes da Beleza Avon formam uma grande rede, composta em sua maioria por mulheres, que atua em todas as partes do Brasil. São pessoas de diferentes perfis, classes sociais, origens, religiões e idades, todas atuando em parceria com a Avon para promover as relações fortalecidas que preservam os direitos das mulheres, o direito à beleza democrática e inclusiva, o direito ao cuidado e à dignidade.

Representantes
Representantes
Representantes
Representantes
Representantes

Criado em 2003 para expandir a visão de transformação social da Avon – empresa privada que já investiu mais de R$ 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil –, o Instituto Avon nasceu com a missão de identificar e materializar iniciativas e projetos que impactem, de forma positiva e perene, o bem-estar e a saúde física e psicológica da mulher.

Primeiramente, o Instituto abraçou a causa do combate ao câncer de mama e, cinco anos depois, passou a liderar também ações pelo enfrentamento da violência contra mulheres e meninas, dois dos principais desafios para a plena realização da mulher.

Hoje, o Instituto está representado em 100% do território brasileiro por meio da rede de Representantes da Beleza Avon e seus parceiros, que todos os dias disseminam informação e conscientização a milhões de pessoas, para que saibam como agir e onde buscar apoio.

Temos orgulho em ser referência no engajamento da sociedade frente a essas duas causas, com mais de 420 projetos e ações apoiados até o momento, beneficiando cerca de 5,7 milhões de mulheres. Saiba mais em: www.institutoavon.org.br

Saiba Mais Manifesto do Instituto Avon
Instituto AvonSelos do Instituto Avon em sua atuação de combate ao câncer de mama e à violência contra as mulheres
Instituto AvonSelos do Instituto Avon em sua atuação de combate ao câncer de mama e à violência contra as mulheres

A Avon é o impulso necessário para que as Representantes da Beleza Avon sejam agentes de sua própria mudança e possam ir mais longe para realizar seus sonhos. A pesquisa concluiu que a marca promove transformações em três grandes esferas: democracia do trabalho, autonomia e rede de relacionamentos.
*Impulso Avon: pesquisa de impacto socioeconômico da Avon na vida da representantes
*dados coletados entre 2018/2019

39% das representantes começaram a exercer sua primeira atividade remunerada na Avon

61% concordaram que aumentaram sua rede de contatos

47% concordaram que a rede de clientes já gerou oportunidades de emprego e negócios para suas famílias.

Elas afirmam que:
Depois que me tornei representante, eu decido como gastar meu dinheiro (55,4%)
Raramente fico sem dinheiro antes de receber meu pagamento (63%)
Sua renda com a Avon é importante para as contas da casa (74%)

Helenícia Lino

Representante da Beleza Avon - 5 Estrelas

Lírio Cipriani

Fundador do Instituto Avon
46 anos de Avon

Jenifer Cruz

Representante da Beleza Avon - 3 Estrelas

Judith Krepsky

Representante da Beleza Avon por 52 anos

Bruniely Lemos

Empresária e Representante da Beleza Avon
Embaixadora do Instituto Avon

Pioneirismo e Inovação

Empoderamento

Democratização

  • David Hall McConnell
  • Lucy Hays
  • Persis Foster Eames Albee, ou Mrs. Albee.
  • The California Perfume Company
  • Avon
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Futuro da Beleza
  • Internacionalização e a Operação no Brasil
  • Venda por Relacionamento
  • O melhor grupo de beleza PARA o mundo
  • Conheça quem faz parte dessa história

Em 1886, um vendedor de livros teve a ideia de distribuir para seus clientes pequenas amostras de perfume, que fizeram mais sucesso que os próprios livros.Também inconformado com a falta de oportunidade para as mulheres, pensou em um negócio que as colocava no centro e deu origem à Califórnia Perfumes, que anos mais tarde se transformaria na Avon. O nome dele? David Hall McConnell!

Sua visão pioneira transformou a vida das mulheres, que passaram a atuar como representantes de seu negócio. Ele não apenas proporcionou uma oportunidade de ganho e autonomia financeira para mulheres quando elas ainda nem podiam votar, como também promoveu um ambiente de apoio e um clima familiar em sua empresa. McConnell desencadeou um processo de mudanças nos costumes que impactaram inúmeras gerações.

Imagine se ele pudesse chegar aos dias de hoje e ver tudo o que ajudou a construir com sua ideia?
David Hall McConnell nasceu em 18 de julho de 1858 em Oswego e faleceu em 20 de janeiro de 1937 em Suffern, ambas cidades do Estado de Nova York.


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Ativismo David H. McConnell nasceu em 18 de julho de 1858 em Oswego e faleceu em 20 de janeiro de 1937 em Suffern, ambas cidades do Estado de Nova York. Retrato de 1905.
Ativismo
Ativismo
Ativismo
Ativismo

Mrs. Albee, é uma referência na história da Avon. Foi ela quem, aos 50 anos de idade, deu início ao desenvolvimento do modelo de vendas por relacionamento que até hoje é adotado pela empresa.

Persis Foster Eames Albee, (30 de maio de 1836 – 7 de dezembro de 1914), uma mulher de negócios à frente do seu tempo, foi convidada por McConnell para ser a primeira Representante da Beleza Avon. Ela é considerada a primeira "Avon Lady", termo criado pela própria Avon para se referir às suas representantes nos EUA.

Conhecida por sua natureza refinada e voraz ambição, Albee viajava em uma carroça puxada por cavalos , de trem ou a , oferecendo perfumes para aqueles que encontrava em seu caminho, além de oportunidades de treinamento para as mulheres se tornarem representantes.

Em seu livro autobiográfico, escrito em 1903, McConnell batizou Mrs. Allbee de "mãe da California Perfume Company", depois foi justamente ela quem deu vida à essência da empresa baseada nos relacionamentos, reproduzidos nas operações nas diversas partes do mundo, já com o nome de Avon.

Persis Foster Eames Albee, ou Mrs. Albee. Mrs. Albee é uma referência na história da Avon. Foi ela quem, aos 50 anos de idade, deu início ao desenvolvimento do modelo de vendas por relações que até hoje é adotado pela empresa. Com seus estilo único, influenciou gerações de Representantes. Retrato de 1886.
Persis Foster Eames Albee, ou Mrs. Albee. Representante da California Perfume Company, em 1915.

A Avon é a pioneira do sistema de venda direta por relacionamento desenvolvido por David McConnell e Mrs. Albee. Desde sua fundação, esse foi o modelo escolhido para colocar os produtos no mercado, em que a Representante da Beleza Avon é o foco prioritário do negócio.

Ao fazer essa escolha, a Avon tornou-se mais do que uma empresa de beleza. É uma rede de estímulo ao empoderamento da mulher, de oportunidades de ganhos financeiros e aprendizados. As representantes levam, além de produtos, aconselhamento de beleza a milhões de clientes, permitindo-lhes expressar sua individualidade. É uma relação de cumplicidade e confiança.

O Brasil é o sexto maior mercado de venda direta do mundo e o maior mercado consumidor da Avon. A empresa tem mais de um milhão de representantes, que permitem que o portfólio de produtos Avon chegue a locais onde os Correios não chegam, estando presentes em praticamente todos os municípios brasileiros.

Em 2021, a Avon Brasil realizou uma transformação histórica nesse modelo de negócios, ampliando a lucratividade e os benefícios de mais de um milhão de representantes no país. O novo modelo aumenta a facilidade para começar os negócios com a Avon, amplia a possibilidade de lucro de acordo com o crescimento em vendas, além de oferecer benefícios para as representantes e suas famílias a partir de parcerias com empresas dos ramos de educação, saúde e serviços digitais.

Essas parcerias oferecem às representantes e seus familiares vantagens exclusivas, como descontos especiais em faculdades, escolas de idiomas, medicamentos, exames, consultas médicas e odontológicas.



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The California Perfume Company Grupo de Representantes em 1917
The California Perfume Company

A Avon sempre apostou em inovação, e o próprio David McConnell ajudava na criação de novos produtos. Já em 1894 criou seu primeiro laboratório em Suffern, Nova York. Foi ali que, ao longo dos anos, a empresa foi se aprimorando cada vez mais e o laboratório se constituiu no principal centro de inovação da companhia, uma referência mundial. Comandado por uma equipe interdisciplinar que envolve cientistas, engenheiros e especialistas em beleza, o laboratório em Suffern é fomentado por uma rede de cooperação entre vários laboratórios de alta tecnologia, com centros de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, incluindo Argentina, Brasil, China, México, Filipinas, Polônia, África do Sul e Reino Unido.

Atualmente, o Centro de Inovação da Avon conta com 200 cientistas mulheres.

The California Perfume Company Vista externa do Laboratório em Suffern, Nova York, EUA, em 1902.
The California Perfume Company Atual Centro de Inovação da Avon, Suffern, Nova York (EUA)

A Califórnia Perfumes Company foi fundada em 1886 pelo casal David McConnell e Lucy Hays, dando início à atuação no negócio de perfumes. Surgiu como complemento das vendas de enciclopédias de McConnell e, logo que passou a incluir mais mulheres no negócio, teve um crescimento exponencial. Em 1939 foi rebatizada como Avon.



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The California Perfume Company Os primeiros usos dessa marca aparecem em ilustrações de produtos em catálogos da California Perfume Company entre 1898 e 1899.
The California Perfume Company Catálogo de 1896 da California Perfume Company.

Durante uma viagem à Inglaterra, David McConnell ficou encantado com a beleza de Stratford-Upon-Avon, a cidade natal do escritor William Shakespeare e que se parecia muito com a cidade em que vivia, Suffern-NY. A paixão pelo lugarejo o inspirou a rebatizar sua empresa, a California Perfume Company, com o nome Avon, palavra de origem celta para designar rio ou água. A California Perfume Company passou a usá-lo em 1928, primeiramente em algumas linhas de produtos, até que, em 1939, David McConnell Jr., filho do casal fundador, passou a adotá-lo em definitivo como novo nome oficial da empresa: Avon Products, Inc.

The California Perfume Company Primeira marca da Avon, inspirada da cidade de Stratford-Upon-Avon. Foi utilizada entre os anos de 1929-1937.

A transação comercial histórica que criou a quarta maior empresa de beleza do mundo revelou a sinergia entre as marcas da Natura & Co, que abrange Natura, The Body Shop, Aesop e, desde 2020, a Avon.

Trata-se de um grupo único no mundo, voltado para a defesa de causas emergentes no século XXI que envolvem o empoderamento feminino, o combate à crise climática, o desenvolvimento de cosméticos livres de crueldade com animais e o estabelecimento de vínculos responsáveis com as comunidades onde as empresas atuam.

Uma nova visão para um novo mundo, ou seja, uma maneira ainda melhor de fazer negócios e de gerar impactos sociais, econômicos e ambientais positivos para todas as pessoas.
#BelezaPARAoMundo



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The California Perfume Company

McConnell não estava sozinho quando fundou a California Perfume Company. A seu lado estava Lucy Hays (1860 -1940), sua companheira. Além de cofundadora, Lucy desenvolvia as atividades de apoio aos negócios. Infelizmente, há poucas referências históricas à presença de Lucy, que tem seu nome escrito em alguns registros sob outra grafia: Lucy Emma Hayes.

Em 1936, quando o casal completou 51 anos de casamento um perfume foi lançado em homenagem a Lucy eternizando também toda a sua contribuição para a Avon.

Ativismo Em 1936, no 51º aniversário de seu casamento, um perfume foi lançado em homenagem a Lucy – eternizando toda a sua contribuição para a Avon.
Stéphany Cristine

Trainee Avon

Julio Lopez

Gerente de Atendimento
31 anos de Avon

Débora Gonçalves

Operadora de Linha
18 anos de Avon

Em 2021, a Avon Brasil realizou uma transformação histórica nesse modelo de negócios para ampliar a lucratividade e os benefícios de mais de um milhão de representantes no país. O novo modelo aumenta a facilidade para começar os negócios com a Avon, amplia a possibilidade de lucro de acordo com o crescimento em vendas e também oferece benefícios para as representantes e suas famílias a partir de parcerias com empresas dos ramos de educação, saúde e serviços digitais.

Essas parcerias oferecem às representantes e suas famílias vantagens exclusivas, como descontos especiais em faculdades, escolas de idiomas, medicamentos, exames, consultas médicas e odontológicas.

Enquanto o mundo se recupera da pandemia da Covid-19, em 2021 a equipe de especialistas e cientistas da Avon mergulhou, a partir de uma análise profunda, nas tendências de beleza que emergiram durante a pandemia, para com isso gerar dados que indiquem a direção futura para a indústria cosmética em um mundo pós-pandêmico.

Beleza para a mente, corpo e alma: metade das mulheres (50%) se sentiram tensionadas ou ansiosas pelo menos três vezes por semana durante a ‘Skinimalismo’: apenas 10% das mulheres agora usam mais de cinco produtos para a pele diários, com 64% das mulheres que não utilizam mais de três.

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Beleza para a mente, corpo e alma: metade das mulheres (50%) se sentiram tensionadas ou ansiosas pelo menos três vezes por semana durante a pandemia. E 64% delas dizem que produtos de beleza podem ajudá-las a lidar com essas sensações;

‘Skinimalismo’: apenas 10% das mulheres estão usando mais de cinco produtos diários para a pele. 64% das mulheres que não utilizam mais de três;?

Ciência: 64% das mulheres estão inclinadas a ouvir conselhos científicos;

O fim do anti-aging: 2 em 5 mulheres com mais de 55 anos não consideram as rugas e linhas finas como uma das suas maiores inseguridades de pele;

Compras digitais: 44% têm dificuldade para encontrar produtos com cores equivalentes ao seu tom de pele e, por isso, serviços de experimentação digital em aplicativos estão em alta.
Beleza
Beleza

A partir dos anos 1950, muitas empresas americanas começaram seu processo de expansão para a América Latina. A Avon começou sua internacionalização primeiro em Porto Rico e, depois, na Venezuela, em 1954. Em 1956, tiveram início suas atividades no México e, em 1958, no Brasil. O período, não por coincidência, é também o contexto de uma grande industrialização do país e da chegada de multinacionais vindas dos EUA e da Europa, que se refaziam do período pós Segunda Guerra Mundial.

O modelo de venda direta por relacionamento foi liderado e impulsionado pela Avon no país e acabou inspirando a criação de outras marcas, como para a própria Natura em 1969. Hoje, Avon e Natura fazem parte da família Natura &Co.

A cobertura de todo o território brasileiro dos produtos Avon foi então possível, tanto pelo alcance das representantes quanto pela sua estrutura logística.

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